Blog criado para publicizar trabalhos, pesquisas, criticas e analises.
quarta-feira, 11 de janeiro de 2017
Encontro Mãe Capoeira - instituto Aluandê Capoeira Angola e reflexões sobre gênero
Os Encontros Mãe Capoeira acontecem desde de 2013, anualmente durante o mês de maio, mês das mães, ou próximo a essa data onde reunimos mulheres e homens para pensar questões de gênero e soluções para uma vida melhor, dentro e fora do ambiente da Capoeira Angola. Idealizado pelo mestre Célio Gomes o evento é desenvolvido e realizado pelas mulheres do grupo Aluandê, que não deixam de receber o apoio e a colaboração dos homens do grupo também. Anualmente eu tenho prazer de fazer parte dessa organização, coordenando a produção que é feita de maneira coletiva. O evento que é gratuito recebe oficinas de Capoeira Angola, Jongo, samba, contação de histórias, roda de samba e como não pode faltar Roda de Capoeira Angola com a liderança de mulheres competentes e de mestres que respeitam o seu protagonismo. Viva a Capoeira Angola, Viva o grupo Aluandê!
Roda que rolou no 3o Mãe Capoeira
Oficina de Jongo no 1o Mãe Capoeira
Oficina de Contação de História no 2o Mãe Capoeira
4o Mãe Capoeira Palestra sobre o Sagrado Feminino. Foi um sucesso.
Família Zero Bala Eventos
Durante esses 2 anos que faço parte das produções do grupo de Rap Família Zero Bala, tive oportunidade de fazer parte da coordenação de produção de importantes eventos. Visando a interação da comunidade através de apresentações de moradores e convidados de outras favelas fizemos 5 edições do Cine Quilombo, Cine Debate, além das atividades que compõem o Favela é Cultura como o grafitte, apresentações de B boys entre outros. Aqui ficam alguns desses registros:
Cine Quilombo na Favela Santo Amaro como Filme Ali.
Favela é Cultura e Aniversário da Ong Atitude Social na Favela Santa Marta
Festa de final de ano 2015/2016 na Favela Tavares Bastos e Cine Quilombo com o lançamento do filme Menino 23 da produtora Giros
Menino 23 sendo lançado no Cine Quilombo
Favela é Cultura com Cine Quilombo e oficinas de teatro com Ricardo Lopes
Favela é Cultura com Cine Quilombo no Morro Azul
Criminalização pela cor
Atualmente me dedico a pesquisa sobre a criminalização racialmente seletiva, o sistema jurídico que incrimina racialmente, geograficamente e socialmente pessoas negras. Porque? Quem ganha com isso? De que maneira a criminalização serve como fator de controle social dos despossuídos dos sistemas vigentes?
Essa é uma breve apresentação desse trabalho, que ainda tem "muito pano pra manga".
Roda de Capoeira Angola e roda Memoria das Lutas Negras
O projeto que aconteceu entre 2014 e 2015 reuniu capoeiristas e pessoas apaixonadas por história. O encontro que consistia em uma roda de Capoeira Angola organizada por mim sob a supervisão do Mestre Célio Gomes, tinha participação de todo o grupo e era encerrada sempre com um lanche uma boa conversa sobre lutas de povos pretos no mundo. Entre outros assuntos abordamos a Cosmogonia Bantu com uma palestra sobre o Cosmograma Bakongo com o Marco Aurélio, capoeirista e pesquisador, bem como mensalmente eu mediava discussões sobre a Revolta dos Malês, Independências africanas e revoltas Quilombolas.
Cosmograma Bakongo
Encontro de Mulheres da Capoeira Angola FICA BH 2015
Agradeço ao mestre Jurandir da Fundação Internacional de Capoeira Angola pelo convite e a Contra mestra Alcione do Grupo de Capoeira Angola Angola Dobrada
Roda de conversa sobre participação das mulheres na Capoeira
Roda de encerramento do Evento
Oberlin Colege
Em março de 2016 fui convidada pelo grande irmão, Justin Emeka, do Oberlin Capoeira Angola para participar do fim de semana de oficinas e reflexões chamado Celebrating Our sisters, onde tivemos oficina de dança com a querida Flávia Nascimento e de Capoeira Angola comigo. Obrigado pela oportunidade Justin, foi lindo demais poder conviver com essa galera, aprender e trocar tantas informações.
Universal Capoeira Angola Center and Howard University
Em outubro de 2015 fui convidada pelo fundador da Universal Capoeira Angola Center, Dale Marcelin, para dar oficinas de Capoeira Angola e uma palestra sobre história dos africanos no Brasil em sua escola em Washington D.C. A professora Xiomara Aldeano do Department of World Languages and Culture fez o convite para que eu apresentasse a minha palestra sobre situação da população preta no Brasil para as suas turmas. Foram oportunidades maravilhosas, por ser minha primeira viagem internacional, e por ter sido tão bem recebida pela comunidade negra da cidade e da Capoeira Angola dos Estados Unidos. Capoeiristas de outros Estados do país vieram participar da roda e trocar informações. Estabelecemos uma rede de contatos e colaboração que tende a se fortalecer e se desenvolver ainda mais. Fico muito feliz de fazer parte dessa rede, e agradeço a Capoeira Angola, aos mestres Célio Gomes por ter me ensinar a Capoeira e ao Mestre Jurandir por ter aberto essas portas e a todos que acreditam no meu trabalho. Nguzu! Nzambi ua Kuatesa!
Treino de Ritmo
Roda de encerramento das oficinas
Na Howard University
Jogando Capoeira com Dale na Marcha dos um milhão organizado por Louis Farrakhan em frente ao Capitólio em Washington D.C
Monumento a Martin Luther King Jr.
terça-feira, 10 de janeiro de 2017
Producer no Clipe da música- Brasil África do Grupo Família Zero Bala
Um lindo trabalho independente no qual através da coletividade pudemos produzir quase sem recursos financeiros essa obra. Obrigado pela Oportunidade Família Zero Bala. Bzin, Luis Gomes, Eu, Bete e Preto K
Niketche: A Rainha das Rivais
Trabalho que tive oportunidade de participar da produção como assistente do diretor Joel Zito Araújo.
RACISMO NA INFÂNCIA - UMA FORMA DE MAUS TRATOS
Aqui o filme completo, com o diretor Joel Zito Araújo, no qual tive a oportunidade de fazer a produção executiva.
Campanha racismo na infância: uma forma de maus-tratos
Trabalho com o diretor Joel Zito Araújo no qual tive a oportunidade de fazer a produção executiva.
Assinar:
Postagens (Atom)